Este blog contem pensamentos e/ou conceitos a respeito do tema "Educação".Foi criado como critério de avaliação da disciplina Educação e Tecnologia da Informação do Curso de Pedagogia da FSBA, mas será alimentado mesmo após o término do curso,com temas relacionados.
sábado, 19 de março de 2011
Tecnologia na Educação
Quando se fala em "Tecnologia na Educação" quase sempre se pensa no uso de computadores. Entretanto, o uso de computadores se aplica muito mais à expressão "Informática (informação automática) na Educação.
Entende-se por tecnologia tudo o q o homem inventou (objetos e / ou métodos e técnicas) a fim de melhorar e/ou facilitar a sua vida em todos os aspectos: melhorar sua capacidade física (aparelhos de ginástica, treinos paraatletas, etc), sensorial ( óculos, aparelhos auditivos, etc), motora (próteses, órteses, cadeiras de roda, etc) ou mental (técnicas para leitura dinâmica, métodos de memorização, etc); facilitar e simplificar seu trabalho (fax, computador, equipamentos de segurança, etc); facilitar as relações interpessoais (telefone, fax, computador, etc) e, até mesmo, dar prazer (equipamentos para massagens, equipamentos eróticos, etc).
Dessa forma, ao pensar em um conceito para "Tecnologia na Educação" deve-se pensar não apenas no uso do computador, mas também em TV, vídeo, rádio, cinema, copiadora, fax, telefone, etc. Entretanto, não se pode esquecer da fala (diferentes dos grunhidos de outrora), da escrita, da imprensa (falada e escrita), das técnicas de leitura e/ou estudo, que são tecnologias que já existiam bem antes dos computadores e outros equipamentos eletro-eletrônicos.
O tempo é de mudanças e mudanças rápidas. Estamos na era das informações fluidas. O educador precisa estar atento e aberto às novas tecnologias a fim de mediar o ensino-aprendizagem. Entretanto, não basta dominar as novas tecnologias: é preciso q o educador tenha um perfil diferente de outrora, quando era o "detentor do saber" e transmitia esse saber (estático) para os alunos. Se as informações são fluidas, mudando a todo instante, a ordem agora é dinamizar a inteligência coletiva, transgredir a linearidade, pesquisar e ser um arquiteo cognitivo, pois não basta ter acesso à informação (conjunto de dados que faz sentido), mas sim, ter acesso ao conhecimento (utilização da informação). Assim, na educação, a tecnologia dinamiza, amplia, acelera as formas de conhecer; é acesso a informação e construção do conhecimento.
Como toda e qualquer ferramenta, a tecnologia na educação, como em quaquer outro âmbito, pode ser benéfica ou maléfica, dependendo de quem e como a utiliza.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

o tempo é de ampliar o conhecimento e diversificar a educação!!!,amei seu blog,muito interesante,eu recomendo....
ResponderExcluir